Webinar
Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile




Data: 18/04/2019
Horário GMT: 13h  (-3 horas)
Brasília, Brasil: 10:00




Brasil e Chile formalizaram um acordo de livre comércio em 21 de novembro de 2018, com o objetivo de promover o crescimento econômico e a integração de suas respectivas regiões. O amplo acordo envolve questões não-tarifárias, tendo em vista que ambos os países já possuem um acordo tarifário bem amplo desde 1996, em que seu cronograma de desgravação alcançou sua plenitude em 2014. O objetivo desse webinar é buscar uma maior sensibilização para o tema por parte das empresas e entidades parceiras da Apex-Brasil, reconhecendo a crescente importância e o impacto das questões relacionadas a acordos comerciais e facilitação de acesso dos produtos brasileiros no mercado chileno.


Felipe Neves Caetano Ribeiro

SECRETÁRIA(O) - Ministério das Relações Exteriores

Terceiro-secretário da carreira de diplomata. No Ministério das Relações Exteriores, trabalhou na Divisão de Negociações Comerciais Sul-Americanas e da ALADI (2015-2019) e atualmente está lotado na Divisão de Negociações Comerciais com México, América Central e Caribe (2019). Em 2018, participou da coordenação das negociações do Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile, tendo sido o negociador responsável pelos seguintes capítulos: comércio e meio ambiente; cooperação econômico-comercial; micro, pequenas e médias empresas e empreendedores, além de ter participado das negociações do capítulo de contratação pública. É graduado em direito pela PUC Goiás e mestre em direito do Estado pela Universidade de Brasília.





Fabrizio Sardelli Panzini

GERENTE - Confederação Nacional da Indústria

Dez anos de experiência atuando em temas relacionados ao comércio internacional, e relações governamentais nesta área, em entidades de classe como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduado em Economia (CEABE/FGV) – Escola de Economia de São Paulo e graduado em Relações Internacionais pela FACAMP. Atuação tanto na parte de gestão, sobretudo na definição de orçamento e alocação de pessoas, sendo atualmente o Gerente de Negociações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).





Paulo Frank Cleaver Guerrero

COORDENADOR - Ministério da Economia

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Pós-Graduação em Defesa Comercial pela Escola Superior de Administração Fazendária e Ibmec. No Departamento de Negociações Internacionais da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços desempenhou a função de Analista de Comércio Exterior na Coordenação-Geral de Regimes de Origem e na Coordenação-Geral de Temas Multilaterais, onde também foi Chefe da Divisão de Compras Governamentais, Investimentos e Serviços. Atualmente, é Coordenador-Geral, Substituto da Coordenação-Geral de Temas Multilaterais na Subsecretaria de Negociações Internacionais da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.







Material de Apoio

Garanta sua vaga

Preencha os campos abaixo:







Tire suas dúvidas - FAQ
Fale Conosco
MAIS INFORMAÇÕES

Apex-Brasil Relacionamento com Clientes
(61) 3426-0202
apexbrasil@apexbrasil.com.br
www.apexbrasil.com.br
 
Realização